É muito importante que os pais/ cuidadores estejam atentos aos sinais de fome e saciedade da criança para que o momento da oferta de alimentos seja mais tranquilo e prazeroso possível. Principalmente na faixa etária entre 1 e 2 anos, quando as crianças começam a ficar mais independentes, escolhem o que querem o não consumir, podem começar a demonstrar preferência por determinados alimentos e rejeição por outros. Sendo um período de grande aprendizado e desafios para a criança e sua família. Nessa fase é importante evitar distrações como TV, celular, tablet, brinquedos e brincadeiras no momento da refeição para que a criança consiga ficar mais atenta ao que está comendo.
Descrevemos aqui alguns comportamentos que podem ser indicativos de fome e saciedade nessa faixa etária. Confira!
Sinais de fome:
– Combina palavras e gestos para expressar vontade de alimentos específicos;
– Leva a pessoa que cuida ao local onde o alimento está.
Sinais de saciedade:
– Balança a cabeça;
– Diz que não quer;
– Sai da mesa;
– Brinca com o alimento;
– Joga o alimento longe.
“Ao perceber estes sinais, a pessoa que cuida da criança deve responder de forma ativa, carinhosa e respeitosa, oferecendo o alimento à criança quando ela demonstra sentir fome e deixando de dar quando ela demonstra que está satisfeita.” (Ministério da Saúde)
📝 Fonte: Ministério da Saúde. @minsaude
Marque um amigo(a) e compartilhe tanta informação importante para as famílias.
Para receber as novidades semanais do @semearnutricaoinfantil acesse nosso site (link na bio) e inscreva-se em nossa lista de e-mails. 💌
🖌Ilustração: @prauebi