fbpx
Escolha uma Página

No primeiro ano de vida os bebês estão em intenso desenvolvimento. Muitas descobertas e aquisição de habilidades ocorrem desde o nascimento. E, conforme os bebês vão crescendo, algumas mudanças em sua rotina e comportamentos também podem acontecer.

🔶 Alguns sinais ou comportamentos que podem estar associados ao provável “interesse” do bebê comer antes dos 6 meses, não indicam (necessariamente) que eles já estão prontos para receber os alimentos sólidos (amassados ou inteiros). Esses sinais apenas podem ser parte do seu desenvolvimento normal.

🤷‍ Afinal de contas. Que sinais são esses? 🤷‍

🔸 Acordar durante a noite: os bebês acordam à noite por diversos motivos. Não há evidências que recomendem adiantar a introdução alimentar (antes dos 6 meses) com o intuito de fazer o bebê dormir melhor à noite.

🔸 Observar os pais enquanto eles comem: por volta dos 4 meses os bebês estão mais atentos às atividades da família como trocar de roupa, conversar, tomar água, escovar os dentes e comer. Mas, eles estão apenas CURIOSOS e não estão querendo comer o que está em suas mãos. Afinal de contas, eles não sabem/entendem o que é comida e que pode saciar a sua fome.

🔸 Fazer barulhos com os lábios: bebês que estão aprendendo a usar suas bocas gostam de praticar essas habilidades, que podem estar relacionadas com o aprender a falar quanto comer. Pode até ser parte do treinamento inicial para receber alimentos sólidos (amassados ou inteiros), mas isso não significa que eles estão prontos para começar.

🔸 Não adormecer imediatamente após as mamadas: por volta dos 4 meses os bebês estão mais atentos e alertas. Por isso, podem demorar mais a dormir.

Lembramos sempre que cada bebê e cada família são únicos e deverão ser avaliados com individualidade. 👶👪

Fonte: Gill Rapley & Tracey Murkett. Baby-led Weaning: BLW – O desmame guiado pelo bebê. Ed. Timo. Versão brasileira, 2017.

 

📝Por:

Amanda Guimarães

Nutricionista Infantil ❤️

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE)

Esp. Nutrição Clínica (residência) IMIP/PE

@amandaguimaraes.nutriinfantil

Ilustração: @prauebi