A Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e continuado até os 2 anos ou mais. Na impossibilidade de amamentar, a fórmula infantil adequada para idade deverá ser oferecida exclusivamente até os 6 meses sob orientação do pediatra/ nutricionista.
🔶 A partir dos 6 meses os alimentos poderão ser apresentados ao bebê, complementando o leite materno ou fórmula, respeitando o seu desenvolvimento motor-oral.
🥕 Que alimentos oferecer?
Frutas variadas, verduras, legumes, feijões variados, grão de bico, lentilha, ervilha fresca, arroz, raízes e tubérculos como inhame, cará, batata inglesa, batata doce, mandioquinha/batata baroa, macaxeira/mandioca/aipim, carnes (boi, frango e peixe) e ovos (a depender dos hábitos da família). Evitando os alimentos/produtos industrializados.
🔶 Tudo oferecido em sua forma mais natural, com temperos naturais, sem adição de sal ou açúcar. Isso possibilitará que a criança sinta os verdadeiros sabores dos alimentos e comece a formar bons hábitos desde o início das suas aventuras gastronômicas.
📝 Por:
Amanda Guimarães
Nutricionista Infantil ❤️
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE)
Esp. Nutrição Clínica (residência) IMIP/PE
@amandaguimaraes.nutriinfantil
Ilustração: @prauebi