fbpx
Escolha uma Página

{Sal e o bebê}


O bebê tem uma necessidade média de sódio de 370mg. Sódio é o mineral de maior abundância no sal.


O sódio tem papel muito importante na contração muscular. Logo, fica mais claro porque um bebê tem a necessidade de sódio baixa – ele faz menos contrações musculares que uma criança que anda.


Sabendo disso, peço licença pra mostrar algumas contas pra você!

Temos 18mg de sódio por 100ml de leite materno, então, digamos que se seu bebê mama 700ml por dia, são 126mg de sódio. Tem 33mg na fórmula infantil por 100ml, então, se toma 700ml de leite, são 231mg.


30 gramas de músculo cozido (sem sal) tem 20mg, 30 gramas de sobrecoxa tem 32 mg. Um ovo, 146mg. As frutas e os vegetais tem 1, 2 ou 3 mg. Pouca coisa. Até a água tem sódio, 5mg por 100ml.


Com essa dieta normal e sem sal, temos em média 330mg de sódio para quem mama no peito. Média, porque a quantidades dos alimentos que os bebês vão ingerir é determinada pelo próprio bebê. Quem toma fórmula infantil aumenta a quantidade de sódio no dia – o que aumenta a necessidade de não colocar o sal na comida.

E se for só uma pitada?


1 pitada de sal seria equivalente a 1/8 de uma colher de chá. Um pouco mais de 0,5g de sal. Uma pitada de sal tem cerca de 164mg de sódio. Pronto. Duas pitadas, 328mg. Com a comida em si, ultrapassamos o valor facilmente.


👉🏼 Os rins do bebê estão ainda imaturos e é no rim que o sódio (e seu excesso) vai ser excretado. Ter que lidar com tanta excreção a mais não vai “matar” o bebê, mas vai conduzir uma programação metabólica para aumentar o risco de pressão alta na vida adulta. E a realidade é que seremos pais o resto de nossas vidas. Se eu posso ajudar a minha filha a não adoecer com 45 anos, é isso que vou fazer. 😍

E tudo tem seu tempo. Quando o bebê engatinhar, andar, as necessidades mudam. Por enquanto, capriche nos temperos, não estimule o paladar salgado. Pra quê?

A saúde (a longo prazo) do seu bebê agradece ☺️.


*Os dados numéricos de quantidade de sódio vieram da TACO, livro Amamentação e Bases Científicas e uma fórmula infantil do mercado.

Texto escrito pela querida nutricionista materno infantil @kaduraes.nutrinfantil

Ilustração: @nanda.ttt

#alimentacaocomplementar#alimentacaodobebe#introducaoalimentar#nutricao#nutricaoinfantil#sal#semear#semearnutricaoinfantil