Você sabia que o bebê “prematuro” (que nasceu antes de 37 semanas) podem iniciar a alimentação em um tempo diferente do bebê “a termo” (nascimento igual ou acima de 37 semanas)?
Alguns pediatras e nutricionistas preferem iniciar a introdução da alimentação complementar logo que esse bebê chegue aos 6 meses, na idade corrigida e não cronológica. Calma rs, vou explicar melhor, iniciar a alimentação não na idade real dele mas na idade em que o bebê faria 6 meses se estivesse nascido a termo.
Mas, na minha opinião e de muitos outros profissionais da saúde, o mais importante é olhar o desenvolvimento da criança e seguir ela. Por exemplo, um bebê com 6 meses na idade CORRIGIDA que ainda não segura o pescoço e não tem interesse em conhecer os alimentos não está pronto para iniciar alimentação complementar.
Os melhores sinais são quando, os bebês sentam na cadeirinha de alimentação com pouca ou nenhuma ajuda, começa a imitar movimentos de mastigação quando os pais ou cuidadores estão comendo e quando eles começa a levar comida à boca sozinho – o que ele só pode fazer se tiver oportunidade
Um beijo,
Tatiana Carnevalli De Vuono
Nutricionista especialista em Alimentação infantil pela UNIFESP/EPM
@criancabemnutrida
Não quer perder as novidades do Semear 🌱? Inscreva-se em nossa lista de e-mails.💌⠀
Ilustração: @prauebi